quinta-feira, 2 de maio de 2013

MAMA SUME


                   


     Acaba de sair a revista da Associação de Comandos, Mama Sume, comemorativa dos 50 anos dos Comandos – 1962/2012. No Editorial do Presidente da Direcção, José Lobo do Amaral, é referido o papel extraordinário desempenhado por este Corpo militar de escol no meio século da sua fecunda e brilhante existência. Sem nunca vacilarem na fidelidade ao seu “Código Comando”, merecem as palavras com que se encerra o Editorial e que cumpre aqui deixar também expressas:

     Trazem com eles o tempo todo em que se fez Portugal –por isso, se o Reino foi feito por soldados, como escreveu Mouzinho, Portugal é e será também obra de comandos.

     Mais uma vez tive a honra de colaborar nesta revista. Neste número, com um artigo intitulado Origem e significado do 1º de Dezembro. Permito-me transcrever aqui o último parágrafo.

     Para aqueles que se julgam sobreviventes da Arca de Noé e cujo passado foi levado nas enxurradas do Dilúvio, começando a vida apenas com o presente, o 1ª de Dezembro nada significa. Pelo contrário, a maioria dos portugueses sabe que o futuro só se constrói com raízes lançadas no passado, como a boa árvore que não fenece, porque se fixa em terra firme, arada por séculos que a fertilizaram e enriqueceram. O dia da feliz restauração não assinala somente o regresso da independência política e as naturais consequências que daí advieram. Representa muito mais: o espírito de sacrifício do povo português, a sua capacidade de resistência, o seu amor ao trabalho são e honesto, a crença inabalável num futuro melhor, em suma, a forte personalidade de uma Nação que não se deixou vergar nem abater nos momentos de maior dificuldade, de profunda tristeza e até mesmo de enxovalho da comunidade internacional. Serão outros os tempos, mas os exemplos ficam. E servem de referência e de estímulo para enfrentar os momentos mais difíceis. Daí a necessidade de permanentemente os lembrarmos para que a nossa identidade se não perca nas areias de este nosso tempo que o inconstante vento tão facilmente dispersa e desfaz.
                                                                  

Sem comentários:

Enviar um comentário